6 AÇÕES QUE DIMINUEM SEU ENGAJAMENTO NO INSTAGRAM
21/06/2021
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1. EDITAR LEGENDA 2. FALTA DE CONSTÂNCIA A cada dia que passa entram mais usuários no Instagram, e você sabe o que isso significa? Significa que a concorrência por atenção aumenta ainda mais, e se você não souber chamar a atenção para seu conteúdo vai ficar muito dificil fazer com que ele chegue muito longe.
Além dessa concorrência toda, ainda existem outros fatores que podem prejudicar (e muito) a entrega de seus conteúdos pelos algorítmos. Isso mesmo, você não leu errado, eu disse ALGORÍTMOS. Adam Mosseri, CEO do Instagram, revelou em uma carta para o blog oficial do Instagram que não existe apenas um algoritmo, mas sim vários. Cada ferramenta do Instagram(feed, reels, story e igtv) tem seu próprio algorítmo que funciona de forma independente e que está em constante mutação. Ou seja, são muitos dados que são analisados para que seu conteúdo tenha sucesso ou não dentro do aplicativo.
Portanto, quanto menos erros você cometer, melhor. Então preste bastante atenção para evitar qualquer uma dessas ações na hora de postar seu conteúdo:
Quando você posta algo no Instagram, o algorítmo daquela ferramenta demora um tempo para analisar os dados contidos na sua legenda, nasua imagem ou vídeo, na localização que você possa ter usado, nas hashtags, enfim, em todos os dados relevantes para que ele encontre os seguidores certos que poderiam estar interessados naquele assunto. Esses minutos iniciais são muito importantes para que seu post ganhe engajamento e relevância para ser entregue para mais pessoas. Quanto mais pessoas engajarem nele nesses primeiros momentos, mais o algorítmo interpreta como se aquele conteúdo fosse realmente interessante, e isso o faz chegar para mais pessoas.
Mas se por acaso você decide editar alguma informação naquele post nesses primeiros minutos após sua postagem, aí toda essa ação de entrega para os seguidores é pausada pois será necessária uma outra análise de informações para que o algorítmo avalie quais pessoas podem receber aquele conteúdo.
Na carta de Adam Mosseri, já citada nessa matéria, ele deixa bem claro que um dos pontos cruciais para que seu conteúdo seja entregue para mais pessoas é a análise do engajamento do conteúdo nos primeiros minutos. Quanto mais pessoas engajarem em um menor período de tempo, maior a relevância desse conteúdo para o algorítmo.
Adam Mosseri também revela que uma das formas de ranqueamento do conteúdo é a análise do engajamento do perfil nas últimas semanas. Portanto, se você não tem constância no seu conteúdo, posta raramente, provavelmente o algorítmo não terá muitos dados sobre suas postagens das útimas semanas, já que você não esteve presente.
Não significa que você precisa postar diariamente (claro que isso seria ótimo), mas é necessário planejar bem o conteúdo para evitar ficar muitos dias sem postar, afinal, quem não é visto não é lembrado.
3. POSTAR E SAIR DO APLICATIVO
Como já citei no primeiro tópico sobre a edição da legenda, os primeiros minutos da sua publicação são muito importantes para definirem se ela é ou nao interessante para ser entregue para mais pessoas. Quanto maior for o engajamento gerado nesses primeiros minutos, melhor para sua postagem.
Isso significa que se você estiver online para interagir com as pessoas nesses primeiros momentos, provavelmente o número de interações nessa postagem vai aumentar e isso vai ranquear melhor seu conteúdo. Mas se você simplesmente posta e sai do aplicativo, com certeza o número de interações que poderiam ser geradas naqueles primeiros momentos serão muito menores.
Portanto tente entrar no aplicativo uns 15 minutos antes da sua postagem, gere interações com outros perfis, para que estes recebam sua postagem quando você a fizer. E fique no aplicativo pelo menos uns 15 minutos depois de postar respondendo seus seguidores e gerando outras interações para seu perfil.
4. POSTAR MOSAICOS RUINS
Algumas pessoas tem o hábito de criar vários posts através de uma única imagem para deixar o feed harmônico. Porém essa ação acaba gerando vários posts vazios de informação. Por exemplo, pegando uma foto de alguém e a transformando em pequenas partes onde cada uma delas é um post, vão existir posts com pedaços daquela foto que não farão o mínimo sentido para o seguidor que a recebe, ou seja, provavelmente o engajamento daquele post será baixo.
Outro grande agravante é que o algorítmo do feed não entrega várias postagens seguidas do mesmo perfil para um seguidor dele. Ou seja, aquela pessoa que recebeu apenas uma parte da foto não vai entender nada. Com isso o engajamento do perfil que postou esse mosaico vai despencar, pois vários posts não receberão interação.
5. USAR HASHTAGS BANIDAS
Sabemos da importância do uso de hashtags no Instagram, porém existem algumas delas que podem prejudicar seu conteúdo. Essas hashtags são chamadas de "banidas".
As hashtags banidas são aquelas que foram denunciadas por usuários do próprio instagram por algum motivo. E a partir do momento em que elas são consideradas como algo que vá contra as Diretrizes da Comunidade do Instagram, o seu uso pode diminuir a entrega do seu conteúdo.
Quando você usa uma hashtag banida, o algorítmo daquela ferramenta a identifica e classifica seu post como um conteúdo prejudicial para a comunidade, e com isso provavelmente seu post vai ser entregue para poucas pessoas. Se essas pessoas não interagirem imediatamente, seu engajamento despenca.
Existe uma lista imensa de hashtags banidas, se você quiser saber mais pode me pedir aí nos comentários ou falar comigo lá no meu instagram que eu te mando a lista delas.
6. NÃO USAR CTA (CALL TO ACTION)
Uma das estratégias que dá mais resultado em um post é a CTA (call to action/chamada para ação). Se você não sabe o que é CTA, vou te explicar aqui rapidinho. CTA é aquela instrução que se coloca no post sugerindo uma ação para o seguidor, por exemplo: "compartilhe esse post com um amigo", "salve para não esquecer", "se gostou, curta", entre outras.
Quando você utiliza uma CTA, a possibilidade dos seus seguidores interagirem é muito maior, pois instiga e já sugere uma ação. Portanto, posts sem CTA tendem a ter menor engajamento do que os com CTA.
Essas são as 6 ações que podem prejudicar seu engajamento. E se curtiu essa matéria me diga aí nos comentários e a envie para aquela pessoa especial que você quer ver arrasando no Instagram. Até mais Fi de Deus.
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